
Sumário.
Introdução.
1. Origem do Adventismo.
I. Síntese Histórica.
II. O fracasso de Miller.
III. O desenvolvimento da seita.
IV. As revelações de Helen White.
V. Os nomes da seita.
2. Sabatismo à luz das escrituras.
I. Erros do sabatismo.
II. Lei e Obras.
III. A natureza do sabbth.
Conclusão:
O ADVENTISTA DO 7º DIA
Introdução:
Não podemos pensar na origem dos "sabatistas" sem recordar os conflitos entre o apóstolo Paulo e os judaizantes. A luta entre o legalismo e o evangelho da graça de Deus é muito antiga. Continua em tempos modernos no vigoroso programa dos adventistas do Sétimo Dia. O sabatismo não é uma seita como, muita gente pensa: "uma denominação igual às outras, com a única diferença de guardar o Sábado". É uma seita perigosa que mistura muitas verdades bíblicas com erros tremendos no que se refere às doutrinas cristãs ou interpretações de profecias.
Origem do Adventismo:
Duas das Igrejas que estaremos estudando neste trimestre podem traçar sua origem nos ensinos de Guilherme Miller, embora não tivesse fundado nenhuma delas. São as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo dia.
I. Síntese Histórica:
No princípio do século dezenove houve um despertamento de interesse pela Segunda vinda de Cristo entre os cristãos. Guilherme Miller, pastor batista no Estado de Nova Iorque, dedicou-se ao estudo detalhado das escrituras proféticas. Convenceu-se de que Daniel 8.14 se referia à vinda de Cristo para "purificar o santuário". Calculando que cada um dos 2.300 dias representava um ano, tomou como ponto de partida a carta de regresso de Esdras e seus compatriotas a Jerusalém e 457 a .C., e chegou à conclusão de que Cristo voltaria à terra em 1843, Isto foi em 1818.
II. O fracasso de Miller:
Por um quarto de século, Miller proclamou a mensagem para classes especiais os cristãos de diferentes Igrejas. O interesse dos crentes em relação à mensagem era crescente e o número deles ia de cinqüenta a cem mil pessoas preparando-se para o fim do mundo. Muito crentes doaram suas lavouras, e se prepararam para receber o Senhor no dia 21 de março de l843. Chegou o dia e o evento esperado não aconteceu.. Miller revisou os seus cálculos, descobriu um erro de um ano. Devia ser no dia 21 de março de l844. Ao chegar essa data, nada aconteceu. Uma vez mais um novo cálculo indicou que seria o dia 22 de outubro de mesmo ano. Porém essa previsão também falou.
01
III. O desenvolvimento da seita.
O dia depois "da grande desilusão", Hiram Edson um fervoroso discípulo e amigo pessoal de Miller, teve uma "revelação". Nela compreendeu que Miller não estava equivocado em relação à data, mas sim em relação ao local. Disse que Cristo havia entrado no dia anterior no santuário celestial, não no terrenal, para fazer uma obra de purificação ali. Edson partilhou com outros membros de seu grupo as "boas-novas". Outros dois grupos se uniram a essa nova revelação: um dirigido por Joseph Bates que dava ênfase a guarda do Sábado e outro dirigido por Hellen G. White, que dava ênfase aos dons do Espírito.
IV. As revelações de Helen White:
As revelações de Helen White tiveram muito que com a formação das doutrinas dos adventistas, e seus escritos prolíficos contribuíram grandemente para a expansão da Igreja. Ela e seu esposo disseminaram amplamente seus ensinos proféticos e doutrinários por meio de revistas e livros. Embora a Igreja adventista afirme que a Bíblia é sua autoridade doutrinária, ainda crê que Deus inspirou Helen White em sua interpretação das Escrituras e em seus conselhos, conforme se encontram em seus livros.
V. Os nomes da Seita:
Os adventistas do sétimo dia já usaram através dos tempos os seguintes títulos: Igreja Cristã Adventista (1855); Adventistas do Sétimo dia (1860); União da Vida e Advento (1864); Igreja de Deus Adventista (1866); Igrejas de Deus Jesus Cristo Adventistas (1921); Igreja Adventista Reformada; Igreja Adventista da Promessa; Igreja Adventista do sétimo dia (Atual). Existem outros grupos como Igreja Adventista da Promessa, Igreja Adventista do pacto, etc, porém o mais importante é a Igreja Adventista do Sétimo dia, conhecida como Sabatista ou Sabatismo.
2. SABATISMO
2. SABATISMO
(ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA) À LUZ DAS ESCRITURAS.
0. FUNDADORA do SABATISMO:
O Adventismo do Sétimo Dia começou em 1845, adaptando e sucedendo William Miller (que caíra muito, com o “Grande Desapontamento” de 22. Out.1844). Teve como líder-fundadora Ellen Gould White. Ela alegou ser extraordinária profetisa e recebedora de revelações (!), de modo que seus livros seriam tão inspirados quanto a Bíblia (!!!)- As Escrituras dizem, condenando-a:
O Adventismo do Sétimo Dia começou em 1845, adaptando e sucedendo William Miller (que caíra muito, com o “Grande Desapontamento” de 22. Out.1844). Teve como líder-fundadora Ellen Gould White. Ela alegou ser extraordinária profetisa e recebedora de revelações (!), de modo que seus livros seriam tão inspirados quanto a Bíblia (!!!)- As Escrituras dizem, condenando-a:
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18)
I. ERROS DO SABATISMO
2.I. Sono Após a Morte:
* O Sabatismo diz: ”Após a morte, não há céu nem inferno: Entre a morte e a ressurreição, as almas de todos os mortos dormem inconscientes.”
As Escrituras dizem:
A Bíblia nunca diz que as almas ficam/ficaram/ficarão inconscientes! Lc 16:22-24; Apo 6:9-10 (antes da ressurreição e do Reino!); Fp 1:23-24; 2Cor 5:1-8; Mt 17:3; Lc 23:43 (estar>gozar); Hb 12:1 (Testemunhas = Heróis do cap. 11); Mt 22:31-32; Gn 35:18; 1Re 17:21-22; Sl 73:24.
As Escrituras dizem:
A Bíblia nunca diz que as almas ficam/ficaram/ficarão inconscientes! Lc 16:22-24; Apo 6:9-10 (antes da ressurreição e do Reino!); Fp 1:23-24; 2Cor 5:1-8; Mt 17:3; Lc 23:43 (estar>gozar); Hb 12:1 (Testemunhas = Heróis do cap. 11); Mt 22:31-32; Gn 35:18; 1Re 17:21-22; Sl 73:24.
2.2. Expiação por Cristo Incompleta:
* O Sabatismo diz: “Cumprindo Dn 8:10,14, Cristo já retornou, sua 2a vinda já ocorreu (em 22.Out.1844, para o santuário, invisível, no céu!).”
A sã interpretação literal-gramatical-contextual-histórica das Escrituras dizem : Dn 8:14 se refere ao terrível Antioco Epifânio, tipo do Anticristo, que massacrou Jerusalém e, por 1095 dias, de 25.12.168 A.C. a 24.12.165 A.C., substituiu os sacrifícios bíblicos por sacrifícios pagãos, antes disto tendo alguns sacrifícios bíblicos deixados de ser feitos.
As Escrituras dizem: Note Mt 24:23-27 (“parousia” é “chegada, plenamente manifesta”, não “presença secreta”); Ato 1:9,11 + Lc 24:39; 1Ts 4:16-18 (visível e audível); Tt2:13; Is 11:5-6 (perfeita paz mundial).
* O Sabatismo diz: “ Como no Dia da Expiação (Lv 16), Cristo está, neste instante, completando Sua expiação do pecado, está mostrando ao Pai todos os que (através de arrependimento, penitência, obediência da Lei, e fé em Cristo) têm direito ao benefícios da Expiação.”
As Escrituras dizem: Hb 9:11-12. Ver também Lv 1:4; 4:20,31,35; 5:10,16; 6:7; 17:11.// Mt 20:28 e Mc 10:45 usam “luton”, usado na Septuaginta para Ex 21:30.//Jo 1:29; 1Co 5:7; Hb 7:27; 9:7,11,14.// Hb 9:22-26; Gl 3:13.// 1Pe 2:24.// Hb 9:11-12; 1:3; 10:12-14.
* O Sabatismo diz: “Satanás será nosso co-redentor (por ser nosso bode expiatório)”
A sã interpretação literal-gramatical-contextual-histórica das Escrituras dizem : Dn 8:14 se refere ao terrível Antioco Epifânio, tipo do Anticristo, que massacrou Jerusalém e, por 1095 dias, de 25.12.168 A.C. a 24.12.165 A.C., substituiu os sacrifícios bíblicos por sacrifícios pagãos, antes disto tendo alguns sacrifícios bíblicos deixados de ser feitos.
As Escrituras dizem: Note Mt 24:23-27 (“parousia” é “chegada, plenamente manifesta”, não “presença secreta”); Ato 1:9,11 + Lc 24:39; 1Ts 4:16-18 (visível e audível); Tt2:13; Is 11:5-6 (perfeita paz mundial).
* O Sabatismo diz: “ Como no Dia da Expiação (Lv 16), Cristo está, neste instante, completando Sua expiação do pecado, está mostrando ao Pai todos os que (através de arrependimento, penitência, obediência da Lei, e fé em Cristo) têm direito ao benefícios da Expiação.”
As Escrituras dizem: Hb 9:11-12. Ver também Lv 1:4; 4:20,31,35; 5:10,16; 6:7; 17:11.// Mt 20:28 e Mc 10:45 usam “luton”, usado na Septuaginta para Ex 21:30.//Jo 1:29; 1Co 5:7; Hb 7:27; 9:7,11,14.// Hb 9:22-26; Gl 3:13.// 1Pe 2:24.// Hb 9:11-12; 1:3; 10:12-14.
* O Sabatismo diz: “Satanás será nosso co-redentor (por ser nosso bode expiatório)”
As Escrituras dizem: - Leia todo Lv 16.
Em primeiro lugar, o contexto não nos assegura que o bode da “remoção” (“Azazel”) é Satanás. Ao contrário, os 2 bodes constituem 1 só oferta pelo pecado!
Em primeiro lugar, o contexto não nos assegura que o bode da “remoção” (“Azazel”) é Satanás. Ao contrário, os 2 bodes constituem 1 só oferta pelo pecado!
O bode sacrificado (v. 15) representa a EXPIAÇÃO por Cristo, ao morrer por nós (vicariamente, como nosso substituto, sofrendo o castigo de morte que merecemos pelos nossos pecados) assim COBRINDO nossos pecados (mas eles continuam lá!), aplacando a justa e santa ira de Deus, satisfazendo Sua justiça, tornando-O propício (cf. Is 53:6).
O bode da remoção representa a PROPICIAÇÃO (conceito só do Novo Testamento) por Cristo, TIRANDO nosso pecado e levando-o embora, para que Deus jamais o veja novamente, ao nos olhar, e assim nos olhe com prazer, sendo-nos propício. Cf. Sl 103:12; Jo 1:29; Rm 3:25; Hb 9:26; 10:4; 1Jo 2:2; 3:5; 4:10). Propiciarão = Expiação + Retirada total e definitiva do nosso pecado + Prazer da parte do Pai.
O bode da remoção representa a PROPICIAÇÃO (conceito só do Novo Testamento) por Cristo, TIRANDO nosso pecado e levando-o embora, para que Deus jamais o veja novamente, ao nos olhar, e assim nos olhe com prazer, sendo-nos propício. Cf. Sl 103:12; Jo 1:29; Rm 3:25; Hb 9:26; 10:4; 1Jo 2:2; 3:5; 4:10). Propiciarão = Expiação + Retirada total e definitiva do nosso pecado + Prazer da parte do Pai.
Em segundo lugar, mesmo se o bode da remoção representasse o Diabo, a mensagem não é que ele é nosso co-salvador, mas sim que, uma vez que fomos lavados pelo sangue de Cristo, a presença dos nossos pecados é removida para sempre dos olhos de Deus.
* O Sabatismo diz: “A porta cerrou-se em 1844, agora somente escaparão os adventistas (que aceitam e praticam todas as suas doutrinas).”
As Escrituras dizem: Jo 14:6; 3:16,18,36; 5:24; At 4:12.
II. LEI E OBRAS:
* O Sabatismo diz: “O guardar a Lei e o produzir boas obras são indispensáveis para completar-garantir à salvação.”
As Escrituras dizem: Ef 2:8-9; Is 64:6; Gl 3:10-11. A Bíblia amaldiçoa quem prega salvação por obras: Gl 1:6-8. Só o sangue do Cordeiro pode salvar: 1Jo 1:7; Hb 9:22. O homem não pode se justificar: Lc 16:15; Gl 2:16.A guarda da Lei Moral, a prática das boas obras, a produção do fruto do Espírito, são evidência, não causa da salvação; Tt 3:5; Rom 4:6; At10 (Cornélio); Ef 2:8-9.
* O Sabatismo diz: “Mt 7:16-21 e Tia 2:14 dizem que as obras é que fazem o cristão”
As Escrituras dizem:
As Escrituras dizem: Ef 2:8-9; Is 64:6; Gl 3:10-
* O Sabatismo diz: “Mt 7:16-21 e Tia 2:14 dizem que as obras é que fazem o cristão”
As Escrituras dizem:
Veja o contexto antes e depois destes textos (Mt 7.15.. falsas profetas, lobos em pele de cordeiro, falsas crentes; Tt 2.18,22, 24, Evidencia VISÌVEL aos HOMENS; contraste entre a verdadeira fé salvadora e falsa fé, mero assentimento intelectual) tome os textos juntamente com Jo 3:16,18; 5:24; Ef 2:8-9; etc.
Os textos ensinam que nem todo aquele que se diz cristão é realmente salvo, seguidor de Cristo. Ensinam que salvação é a causa (a raiz) e as obras acompanhantes são o resultado (o fruto) que infalivelmente se segue como evidência da salvação, nunca ensinam o contrário! Agora, veja Jo 6:29 e responda: Você tem certeza de salvação?
Os textos ensinam que nem todo aquele que se diz cristão é realmente salvo, seguidor de Cristo. Ensinam que salvação é a causa (a raiz) e as obras acompanhantes são o resultado (o fruto) que infalivelmente se segue como evidência da salvação, nunca ensinam o contrário! Agora, veja Jo 6:29 e responda: Você tem certeza de salvação?
* O Sabatismo diz: “Mas até que eu sou bonzinho.”
As Escrituras dizem: Isa 64:6; Gl 2:16; Jo 3:3,5; Tia 2:10.
”Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebata”. ( Is 64.6 )
* O Sabatismo diz: “Temos que GUARDAR A LEI, para alcançarmos à salvação.”
As Escrituras dizem: Ah, amigo, aceite simplesmente o que Deus ensinou aos Gl (2:16,21; 3:10-11; 4:10-11; 5:2) e Rm (1:17; 3:20,28; 4:3). Ver também Hb 7:12,19,27; 10:29.
III. A NATUREZA DO SABBATH:
* Sabbath SIGNIFICA “REPOUSO, descanso, cessação”. Não “culta adoração”.
No Sabbath NENHUM TRABALHO PODIA OCORRER. Nem você, nem nada, nem ninguém (nem mesmo seu restaurante, empregado, animal, etc.) podia trabalhar (Ex 20:8-11). Não se podia sequer apanhar gravetos (Nm 15:32-36), apanhar comida do chão (Ex 16:27-28), nem sair de casa (Ex 16:29). Durante o Sabbath, o fogo (e, assim, fogão, eletricidade, freezer, ar condicionado, aquecedor, qualquer objeto (!) mesmo no Pólo Norte) não podia estar aceso sem por um segundo: Ex 35:2-3. O Sabbath NÃO ERA DIA DE ADORAÇÃO numa assembléia, mas sim de total repouso! O Sabatista que vai à igreja, no sábado, quebra o Sabbath (legal cerimonial)!
* O SABBATH é da Lei Cerimonial, porque:
O Sabbath SÓ FOI CONHECIDO DEPOIS DO SINAI. De Adão ao Sinai (Ex 20:8-11) ninguém nunca recebeu ordem para guardar o Sabbath, nem sequer ouviu falar dele: Ne 9:13-14. Deus tinha santificado o 7o dia (Gn 2:3) em Sua santa mente, mas lembrem que isto só foi revelado ao homem milhares de anos depois da Criação, quando Moisés (após o Monte Sião) inerrável e inspiradamente escreveu o livro de Gênesis.
O Sabbath NUNCA FOI ORDENADO DEPOIS DE CRISTO. A Bíblia nunca ordenou o Sabbath antes do Sinai, nem depois da vinda de Cristo! Ordenou-o muitas vezes, mas só entre um e outro.
O Sabbath, tal como a circuncisão e toda a Lei cerimonial, FOI SINAL DE UM PACTO DE DEUS EXCLUSIVAMENTE COM OS ISRAELITAS: Ex 31:12-17; Ez 20:12,20; Dt 5:15 (repetição dos 10 mandamentos de Ex 20).
O Sabbath cerimonial NÃO ESTÁ GRAVADO NO CORAÇÃO-CONSCIÊNCIA DE NENHUM HOMEM : Até os melhores judeus e sabatistas não saberiam quando guardá-lo, após confundirem-se numa ilha em que estivessem sozinhos. Mas, claramente, toda Lei moral (não matarás, etc.) está gravada na consciência de cada homem (Rm 2:14-15), enquanto que nenhuma Lei cerimonial (circuncisão, alimentos, etc.) o está.
O Sabbath SÓ PODE SER IMPOSTO E COBRADO POR JUDEUS, na Palestina, e com um governo civil estabelecido diretamente por (e totalmente submisso a) Deus (diretamente ou através de juizes, profetas e reis): a pena por quebrá-lo tinha que ser a pena de morte. (Que é que vocês fazem quando um de vocês quebra o sábado?). Não poderíamos ficar sem fogo e aquecimento, e inativos, nos países mais frios, muito menos de um pôr do sol a outro pôr do sol, próximo aos Pólos (o dia mais frio do inverno pode durar semanas ou meses!). Como um astronauta, ou piloto de jato ao redor da Terra, guardaria o 7o dia?
Se o dia do Sabbath tivesse que ser guardado, TERÍAMOS QUE GUARDAR O ANO SABÁTICO: Lv 25:1-6! E o ano de jubileu; as luas novas; a páscoa; todas as festas e sacrifícios judaicos! E a circuncisão; não usarmos tecidos mistos, nem consumirmos semente híbrida; etc.! E impormos, ao menos nas nossas igrejas e famílias, as penas de morte, etc. das duas, uma: guardemos TODAS as leis cerimoniais, ou não guardemos nenhuma!
No Reino Milenar de Cristo sobre a Terra, os judeus novamente observarão toda a Lei cerimonial: Is 66:17,21-23.
O SABBATH JUDEU NUNCA FOI “MUDADO” NO DOMINGO CRISTÃO (por Constantino e pelo Romanismo): mesmo errados em muitos aspectos, eles simplesmente reconheceram que o Sabbath judeu e o dia de culto cristão eram conceitos completamente diferentes, e consagraram o dia de culto já praticado pelas igrejas cristãs de todo o mundo. Ninguém mudou o Sabbath no domingo cristão, são dias completamente diferentes.
Logo nos primeiros anos do cristianismo, as igrejas, em Israel, eram quase exclusivamente compostas de judeus convertidos, portanto eles de início continuaram permanecendo em casa guardando o sábado em descanso (pois eram Israelitas, vivendo entre Israelitas, querendo não provocá-los desnecessariamente, antes ser-lhes exemplo), e no domingo reuniam-se nas igrejas para cultuarem a Deus. Depois que o cristianismo foi avançando no mundo, depois que houve a dispersão dos judeus e mais gentios foram se convertendo e ultrapassaram em muito o número de judeus, depois que O ESPÍRITO SANTO FOI CONVENCENDO TODOS OS CRENTES, eles foram abandonando a guarda do Sabbath, até que ele desapareceu completamente.
Logo nos primeiros anos do cristianismo, as igrejas, em Israel, eram quase exclusivamente compostas de judeus convertidos, portanto eles de início continuaram permanecendo em casa guardando o sábado em descanso (pois eram Israelitas, vivendo entre Israelitas, querendo não provocá-los desnecessariamente, antes ser-lhes exemplo), e no domingo reuniam-se nas igrejas para cultuarem a Deus. Depois que o cristianismo foi avançando no mundo, depois que houve a dispersão dos judeus e mais gentios foram se convertendo e ultrapassaram em muito o número de judeus, depois que O ESPÍRITO SANTO FOI CONVENCENDO TODOS OS CRENTES, eles foram abandonando a guarda do Sabbath, até que ele desapareceu completamente.
JESUS, O SENHOR DO SABBATH, O QUEBRAVA, trabalhando nele : Jo 5:17-18. Notemos que esta é uma afirmação explícita e é de Deus, não de errôneos judeus citados na inerrável Bíblia.
Deus Aboliu Toda a Lei Cerimonial, Para a Dispensarão da Igreja.
Reconhecemos que TODA LEI CERIMONIAL TEM UM LIÇÃO PARA NÓS, MAS ELA É SÓ ESPIRITUAL: não usarmos tecido misto ensina-nos a não nos misturarmos com o mundo; não comer sangue ensina-nos a respeitarmos a vida e o doador da vida, que Ele é a Vida e derramou sangue na cruz; o sabbath ensina-nos a ter um repouso semanal; os sacrifícios faziam antever o Crucificado; etc. Mas, como veremos a prática da Lei cerimonial não é imposta nem traz benefícios espirituais ao cristão.
O Sabbath casa com a impossível salvação pela Lei: obras, e depois salvação. O domingo de culto ao Ressurreto casa com a Graça: salvação, depois gratidão e frutos.
O DOMINGO NÃO É O SABBATH DO CRISTÃO, eles são dias completamente diferentes. O Sabbath, desde Sinai, era para judeus ficarem em descanso absoluto, por força da Lei cerimonial, cada um em sua casa, enquanto o domingo, desde Pentecostes, é para crentesem Jesus Cristo adorarem, por força de vibrante gratidão, reunidos como igreja.
O Sabbath casa com a impossível salvação pela Lei: obras, e depois salvação. O domingo de culto ao Ressurreto casa com a Graça: salvação, depois gratidão e frutos.
O DOMINGO NÃO É O SABBATH DO CRISTÃO, eles são dias completamente diferentes. O Sabbath, desde Sinai, era para judeus ficarem em descanso absoluto, por força da Lei cerimonial, cada um em sua casa, enquanto o domingo, desde Pentecostes, é para crentes
OS CRENTES DO N. T. SEMPRE SE REUNIAM PARA ADORAR SÓ NO DOMINGO: Ato 20:7; 1Co 16:2.
Todos os escritos e documentos, mesmo não canônicos, atestam que os cristãos sempre adoraram no domingo. Procure ler traduções desses escritos, desde o mais antigo deles (de 100 D. C., erroneamente atribuído a Barnabé, mas que não foi o BARNABÉ do N. T.) até um contemporâneo a Constantino (o historiador EUSÉBIO, de Cesaréia, em 324 D. C.).
Nem Cristo, nem os apóstolos, nem todo o N. T., NEM SEQUER UMA, UMA SÓ VEZ, NOS MANDARAM GUARDAR NENHUM TIPO DE SABBATH, em dia algum. E note que toda a Lei moral e os outros 9 mandamentos são repetidos e novamente ordenados muitas vezes, mas não o Sabbath. Note que o assunto do Sabbath é mencionado muitas vezes por Cristo e pelos escritores do N. T., mas jamais nos é ordenado!
Deus claramente deixa antever que o Sabbath é Lei cerimonial, DEUS CLARAMENTE DEIXA ANTEVER QUE CRENTESEM CRISTO NÃO DEVEM GUARDAR O SABBATH RELIGIOSAMENTE, não devem diferenciar um dia dos outros dias: Cl 2:16-17; Gl 4:9-11.
O “CONCÍLIO DE JERUSALÉM” reconheceu e ensinou que os crentes não precisam guardar a Lei cerimonial: Ato 15:28-29.
Todos os escritos e documentos, mesmo não canônicos, atestam que os cristãos sempre adoraram no domingo. Procure ler traduções desses escritos, desde o mais antigo deles (de 100 D. C., erroneamente atribuído a Barnabé, mas que não foi o BARNABÉ do N. T.) até um contemporâneo a Constantino (o historiador EUSÉBIO, de Cesaréia, em 324 D. C.).
Nem Cristo, nem os apóstolos, nem todo o N. T., NEM SEQUER UMA, UMA SÓ VEZ, NOS MANDARAM GUARDAR NENHUM TIPO DE SABBATH, em dia algum. E note que toda a Lei moral e os outros 9 mandamentos são repetidos e novamente ordenados muitas vezes, mas não o Sabbath. Note que o assunto do Sabbath é mencionado muitas vezes por Cristo e pelos escritores do N. T., mas jamais nos é ordenado!
Deus claramente deixa antever que o Sabbath é Lei cerimonial, DEUS CLARAMENTE DEIXA ANTEVER QUE CRENTES
O “CONCÍLIO DE JERUSALÉM” reconheceu e ensinou que os crentes não precisam guardar a Lei cerimonial: Ato 15:28-29.
IV. SEXTE RAZÕES POR QUE NÃO GUARDO O SÁBADO
PRIMEIRA RAZÃO
O SÁBADO FAZ PARTE DE UM CONCERTO OU PACTO ENTRE DEUS E O POVO ISRAELITA E NINGUÉM MAIS.
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êx 31:12-17)
(Obs [minha, de Miguel Ângelo]: Deus menciona a morte para todo aquele que profanar o Sábado e isto faz parte da ordem de Deus para o pleno cumprimento da lei do Sábado. Será que os Adventistas estão dispostos a "exterminam do meio do povo" quem profana o Sábado para o pleno cumprimento da Lei? Ver Gálatas 3:10)
(Obs [minha, de Miguel Ângelo]: Deus menciona a morte para todo aquele que profanar o Sábado e isto faz parte da ordem de Deus para o pleno cumprimento da lei do Sábado. Será que os Adventistas estão dispostos a "exterminam do meio do povo" quem profana o Sábado para o pleno cumprimento da Lei? Ver Gálatas 3:10)
SEGUNDA RAZÃO
O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.
Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos. (Dt. 5:27). Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus. Eu sou o SENHOR. Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o SENHOR entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés. (Lv. 26:45, 46).
TERCEIRA RAZÃO
NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.
Mandamento | Antigo Testamento | Novo Testamento |
1.º | Êxodo 20:2-3 | I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31 |
2.º | Êxodo 20:5,6 | I João 5:21 |
3.º | Êxodo 20:7 | Tiago 5:12 |
4.º | Êxodo 20:8-11 | ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? |
5.º | Êxodo 20:12 | Efésios 6:1-3 |
6.º | Êxodo 20:13 | Romanos 13:9 |
7.º | Êxodo 20:14 | I Coríntios 6:9-10 |
8.º | Êxodo 20:15 | Efésios 4:28 |
9.º | Êxodo 20:16 | Colossenses 3:9;Tiago 4:11 |
10.º | Êxodo 20:17 | Efésios 5:3 |
QUARTA RAZÃO
EM NENHUM LUGAR DO NOVO TESTAMENTO O ESPÍRITO SANTO DÁ SEU PARECER FAVORÁVEL À GUARDA DO SÁBADO.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazem se vos guardardes. Bem vos vá. (At 15:28-29)
Se fosse questão de perdição ou salvação a guarda do Sábado, Jesus Cristo e o Espírito Santo no-lo teriam dito, com muitas ênfases. Mas essa ênfase só existe na cabeça legalista dos judaizantes sabatistas.
QUINTA RAZÃO
A IGREJA PRIMITIVA GUARDAVA O DOMINGO E NÃO O SÁBADO.
E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias. E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (Atos 20:6-7)
ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (I Corintíos 16:1-2)
SEXTIMA RAZÃO
O SÁBADO É UM SINAL ENTRE DEUS E ISRAEL. NÃO É NEM PODE SER UNIVERSAL. Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo 31:13,16,17). Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:10-11)
Israel - Nação podia guardar o Sábado porque, sendo um país pequeno, tem em todos os lugares o mesmo fuso horário, em todo o país a hora é sempre a mesma. Porém não é o mesmo caso do mundo todo, onde são observados horários diferentes. Oa adventistas não podem observar todo o mesmo período de tempo na guarda do Sábado, devido aos fusos horários. Por exemplo: Os adventistas da Califórnia trabalham três horas no Sábado dos adventistas de Nova Iorque. Os sabatistas da Costa Rica começam a guardar o Sábado 12 horas depois dos sabatistas chineses. O Sábado na Austrália começa 18 horas antes do Sábado da Califórnia. Como os sabatistas vão saber que estão guardando o dia de descanso da Criação, se a data desse período não pode ser precisada e se os calendários históricos mudaram em sem-número de vezes? Nas regiões polares, de acordo com a época do ano, o dia dura vários meses. É por isso que é bom adar dentro da Bíblia, com honestidade e segundo a orientação do Espírito, e não dos homens.
CONCLUSÃO
Ficou bem claro que o crente é salvo tão-somente pela graça de Deus, mediante a fé no sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo, feito uma só vez, perfeito para sempre.
Óbvio está também que a lei é boa e o mandamento santo, justo e bom. Todavia não foi a lei dada para justificar, senão para mostrar ao homem os seus pecados, e para conduzí-lo ao Senhor Jesus.
A lei usada sabiamente leva o homem a Cristo e, consequentemente, à salvação de sua alma. Porém usada erradamente leva o ser humano À confusão, à heresia e à perdição de sua alma.
Tomemos cuidados com o uso que fazemos da lei de Moisés. Sejamos humildes e sinceros neste campo, pois, do contrário, nós mesmos seremos os mais prejudicados. Que assim Deus nos ajude e nos dirija para não nos desviarmos da simplicidade e pureza do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
O discutir com os adventistas não dá nenhum bom resultado. Estão bastante preparados para discutir e convidam a discussão. Recorde-se que as discussões somente fazem que a pessoa resolva defender melhor a sua própria doutrina. É quase certo que o adventista citará Ap 14.12 e 1Jo 2.4, para provar que devemos guardar o Sábado. Para isto devemos mostrar-lhes quais são os andamentos de Deus no Novo Testamento. Que ele mesmo leia 1Jo 3.23; Jo 6.29; Rm 4.5; Gl 2.16; Jo 13.34,35; 5.10 e Rm 13.8-10; Ap 22.14. Procure fortalecer sua fé na obra perfeita de Cristo e guiá-los a um repouso perfeito nele, fazendo-os ver que agora a pessoa pode ter a certeza da salvação.
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